Dicas

10 dicas para viajar de carro!

Postado dia 18 de agosto de 2016

Atualmente, muitas pessoas viajam de avião, pela praticidade e por isso você deve achar que viagem de carro é algo ultrapassado, mas não! Muitos ainda preferem viajar de carro, não só pela economia, mas também para apreciar as diferentes paisagens que uma viagem como essas te proporciona e também para não ficar dependendo de táxi, que muitas vezes não são confiáveis. No entanto, alguns fatores preocupam os brasileiros quando pensam em fazer uma viagem dessas, como é o caso das estradas, que não são tão boas para viajar (excluindo o sul e sudeste, que possuem estradas ótimas e bem sinalizadas), além da falta de segurança que por vezes pode ser um dos principais motivos para as pessoas viajarem menos de carro.

Confesso que planejar uma viagem de carro não é simples, uma vez que depende de escolhas pessoais, como o destino, o carro, a duração da viagem, o perfil dos viajantes, quais hotéis passar a noite (Caso a viagem seja muito longa) etc, mas ainda assim é possível dar dicas bem legais para deixar essa experiência mais tranquila e fácil, para quem quer ter a experiência de viajar longas distâncias no veículo.

Para escrever esse post eu tive ajuda da Sâmia Nunes (minha prima), que é super viajada e já morou por anos na Inglaterra, tendo viajado de carro por lá e pelo nordeste brasileiro também. Veja as nossas dicas abaixo:

1. Segurança

A fim de evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto da viagem, é importante que o automóvel esteja em ordem. É necessário fazer revisão pelo menos um mês antes da viagem, pois se tiver que trocar alguma peça vai dar tempo de fazer isso, ah… e não esqueça de incluir o estepe nessa revisão, pois ele pode ser seu aliado durante a viagem.

É bom que seu carro esteja assegurado, pois já escutei vários casos do carro parar o meio da estrada ou até mesmo de acidentes. Fique com o número do seguro em mãos, para que no caso de qualquer emergência seja fácil de encontrar.

2. Ter mapas impressos e GPS

Muitas pessoas atualmente acabam optando apenas pela tecnologia, por ser bem prático na hora de uma viagem. Porém, os mapas impressos, além de serem livres de qualquer “bug”, ajudam muito a visualizar as próximas cidades do percurso, conferir quantos km faltam para a cidade onde iremos parar para almoçar, por exemplo, e estimar em quanto tempo chegaremos na próxima parada. O mapa impresso tem indicações diferentes para cidades dependendo do tamanho delas. Normalmente, quanto maior a cidade, melhor a estrutura para decidir onde abastecer, fazer o xixi, almoçar, e (o mais importante) dormir!! Indico o Guia Estrada Quatro Rodas, pois é bem completo.

O GPS te mostra uma reta e quanto falta para a próxima cidade que ele julga mostrar (ehehe). Mas ele é fantástico para rodar dentro da cidade, coisa que os mapas impressos de estrada não vão te ajudar em nada. Além disso, nas nossas viagens usamos bastante o Google Maps dentro da cidade para ter certeza!

mundo-1

3. Número de pessoas e revezamento na direção

Acho que o número máximo para uma viagem confortável são quatro pessoas. Assim você pode levar as parafernalhas necessárias dentro do carro, sem precisar abrir a mala e sem deixar ninguém espremido. Dessas pessoas, pelo menos duas precisam dirigir e dividir a direção a cada turno (+- 5h/cada). As outras precisam dar uma força para o motorista não dormir. Nesse caso, é obrigatório conversar com o motorista! Aproveito pra dizer: viajar com pessoas alegres, parceiras e que topam tudo, é bem menos estressante do que com os chatos de plantão! Por isso, selecione bem a companhia. Mesmo que pareça uma boa ideia antes da viagem, repense.

4. Entretenimento a bordo: tablet, jogos, playlist

Muitas pessoas indicariam livros para uma viagem, eu concordo se a viagem for de avião, mas não acho que seja a melhor opção para uma viagem de carro, onde é bom você interagir com as outras pessoas, além da contraindicação para pessoas que ficam enjoadas e tontas quando lêem livros com carro em movimento, a trepidação também pode prejudicar a vista (se isso não for lenda urbana…).

Nesse tipo de viagem acredito que o melhor entretenimento seja a música e a conversa mesmo. Imagina uma super mega playlist com músicas que são a cara de viagens de automóvel? Imaginou? Pois é, seria divertidíssimo ir cantando e animando a viagem, além de que algumas múgiphy-1-1sicas acabam se tornando a música da viagem, onde sempre que tocar você vai lembrar aquele momento, maravilha né?

Os jogos também são uma boa ideia, principalmente os que não precisam de papel, como o stop/ adedonha sem lápis e papel, onde você tem que falar uma palavra com aquela letra que caiu, pois animam muito a viagem.

Nos tablets você pode colocar alguns filmes e séries do seu gosto e ir acompanhando durante a viagem, nos momentos em que ninguém tá a fim de conversar, é claro.

5. Malas … não exagere!

rodoviarias-porto-alegre-onibus-passagem-online-dicas-arrumar-malasClaro que isso depende muito do tamanho do bagageiro do carro e da duração da viagem, mas para quatro pessoas, o ideal é levar quatro mochilas médias que caibam somente no bagageiro! Digo isso porque dentro do carro precisam ir outras coisas que serão mais utilizadas na estrada e quanto menos coisa dentro do carro, mais confortável será a viagem. Na minha última viagem, tive uma ideia super útil de levar comigo (dentro do carro) uma mochila pequena que dividi com meu noivo. Nela tinham apenas nossas nécessaires, roupa de dormir e a roupa que iríamos usar no outro dia para pegar a estrada novamente. Isso evita que precisemos ficar abrindo a mala grande para procurar as coisas que estão soterradas e escondidas.

6. Comida!

Numa viagem de dois dias que fiz com meu noivo e mais um casal de amigos, levamos uma caixa térmica média que ficou no chão do carro atrás, entre o banco da frente e o de trás. A posição ficou ótima, pois quem estava sentado em frente a ela, poderia ou apoiar os pés em cima, ou sentar meio de lado e esticar os pés para o meio do carro. Nela levamos sanduíches naturais, dentro de uma vasilha bem vedada, achocolatados e sucos. Claro que tem que colocar gelo, e assim dura tranquilamente um dia inteiro. Em cima dela, levamos uma sacolinha com biscoitos, chocolates e frutas. Levamos a água separada numa garrafa térmica de 5L, o que foi genial também. Essa garrafa também ficou atrás, em cima do outro tapete.

7. O que mais levar??

Algumas outras coisinhas são bem importantes: travesseiros pequenos, cabo para carregar celular, lenços umedecidos e secos, álcool em gel, papel higiênico, kit de primeiros socorros, sacos plásticos para o lixo e lanterna.

8. Esteja psicologicamente preparado para os contratempos

Na minha última viagem, estourei um pneu em um trecho super pequeno, cheio de buracos, alguém não vedou direito a tampa da vasilha dos sanduíches que ficaram encharcados, meu noivo esqueceu a mochila com as coisas da estrada no primeiro hotel que paramos, tive uma alergia ao sol no segundo dia não pude me expor a maior parte do tempo e perdi um dia inteiro para ser atendida na urgência de um hospital. Problemas à parte, a viagem foi maravilhosa, pois encaramos tudo com muito bom humor e companheirismo. Ninguém ficou chateado e sempre contamos com o apoio de todos (pense em todos esses contratempos e em como as suas companhias reagiriam a isso!).

9. Documentos do carro + chaves

Como já foi falado, deixe o número do seguro em um local fácil de pegar, caso ocorra algum incidente, isso será uma preocupação a menos. Juntamente, coloque o documento do carro, verifique se todos os documentos estão em dia, tanto os do carro quanto as carteiras dos motoristas.

Lembre também de levar uma chave reserva do carro, vai que você perde a primeira; mas não deixe as chaves no mesmo chaveiro, porque se isso acontecer você vai perder as duas.

10. Tire fotos!!!

Foto é algo essencial em uma viagem! Viajar de carro é bom por isso, porque as paisagens GERALMENTE são maravilhosas, então se joga! Tire foto também da viagem em si, dentro do carro, porque isso é parte da lembrança da viagem e no futuro quando você for ver essa foto, vai lembrar como foi boa (ou não) a sua roadtrip.

4_going-on-a-road-trip

Espero que você tenha gostado das dicas. E vocês, já viajaram de carro??




POSTS RELACIONADOS

Você também pode se interessar pelas postagens abaixo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentarios

Comentarios